José Guimarães, líder do governo Lula na Câmara, também estava presente
Circula nas redes sociais um vídeo em que deputados estaduais do Partido dos Trabalhadores (PT) aparecem desfrutando de lagosta, no Ceará.
As imagens foram publicadas pelo deputado estadual petista Francisco de Assis Diniz, líder do partido na Assembleia Legislativa do Ceará. José Guimarães, líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, também estava presente na comemoração.
O almoço de lagosta do PT
O almoço de lagosta foi regado a cerveja e ocorreu no sábado 14, em Icapuí, cidade litorânea a 360 km da capital, Fortaleza. Os petistas se reuniram à mesa depois de uma convenção do partido que ocorreu na cidade.
“Isso aqui é lagosta!”, diz o deputado Assis Diniz no vídeo. “Lagosta daqui [da praia] de Ponta Grossa.” O parlamentar pergunta a Guimarães se eles estão comendo bem.
“Nossa, foi um almoço daqueles que marca as nossas agendas”, disse o líder do governo na Câmara. “Um almoço desse, e uma lagosta dessa, carrega as energias para continuar trabalhando pelo Brasil e pelo Ceará.”
O governador do Ceará também é do PT: Elmano de Freitas, filiado ao partido desde 1989. Ele foi eleito presidente do PT de Fortaleza em 2013. E foi eleito deputado estadual em 2014, sendo reeleito em 2018. Em 2022, Elmano de Freitas venceu a eleição para o governo do Estado.
Assessor de Guimarães foi preso com dinheiro na cueca
No dia 8 de julho de 2005, um então assessor do líder, José Adalberto Vieira, foi preso no embarque do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com US$ 100 mil escondidos na cueca e mais R$ 209 mil em uma mala de mão.
O caso ocorreu em meio aos desdobramentos do escândalo do mensalão, e acabou levando ao afastamento do então deputado José Genoíno, irmão de Guimarães, da presidência do PT.