Obstrução é mantida e sessão da Câmara é suspensa

Falta de quórum faz parte da terceira semana de protestos da oposição

Nesta segunda-feira (9), a sessão da Câmara dos Deputados foi suspensa por falta de quórum. Para iniciar os trabalhos de votação no plenário é preciso que 257 deputados assinem presença, mas a oposição resolveu não registrar presença para manter a obstrução.

Esta é a terceira semana de protesto feito pelos partidos Novo e PL, com apoio de 22 frentes parlamentares. Juntos, eles questionam os julgamentos recentes do Supremo Tribunal Federal (STF) como a negação da tese do marco temporal para a demarcação de terras indígenas.

Também há críticas sobre o andamento de ações nas quais os julgamentos já foram iniciados, entre elas o porte de drogas, aborto e direito à propriedade.

Iniciada na última semana de setembro, a obstrução visa tentar impedir os andamentos das votações na Câmara para que a Casa de Leis tome uma atitude sobre o que eles chamam de usurpação de poder por parte do Judiciário.

Segundo os parlamentares da oposição, as decisões invadem a competência do Congresso Nacional de legislar sobre esses assuntos, por isso, eles irão obstruir as votações como protesto.

COMPARTILHAR