Israel vai reagir com ‘força total’, garante ministro da Defesa do país

Yoav Gallant disse que o mundo viu ‘a face do mal’ neste sábado, dia em que terroristas do Hamas atacaram o território israelense

O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, disse no Twitter/X que seu país reagirá “com força total” aos ataques do Hamas. Desde a manhã deste sábado, 7, o grupo terrorista islâmico realizou atentados sem precedentes contra o território israelense. Ao todo, mais de 300 pessoas morreram. Quase 3 mil estão feridas.

“Hoje, vimos a face do mal”, disse o ministro. “O Hamas lançou um ataque criminoso, sem distinguir entre mulheres, crianças e idosos. Ele perceberá muito rapidamente que cometeu um erro grave. Mudaremos a realidade na Faixa de Gaza daqui a algumas décadas.”

Do lado palestino, até agora, há a confirmação de que 232 pessoas morreram e 1.650 ficaram feridas, de acordo com o jornal britânico The Guardian. Os terroristas fizeram reféns e massacraram civis e militares em cerca de 20 localidades da Região Sul de Israel.

A carta do primeiro-ministro de Israel

Antes da ofensiva dos fundamentalistas islâmicos, Gallant escrevera sobre o perigo iminente dos ataques. Na publicação, disse que que conversou com o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, em que o agradeceu pelo apoio.

“As Forças de Defesa de Israel estão atualmente operando para derrotar o inimigo e defender os nossos cidadãos”, afirmou Gallant. “Estamos preparados para ampliar as operações. O Estado de Israel vencerá esta guerra, e o Hamas será responsabilizado pelas suas ações.”

Irã seria o financiador dos ataques do Hamas contra Israel

Os ataques contra os israelenses tiveram o apoio do governo iraniano, segundo uma importante fonte de informações do Exército em Israel, Sarit Zehavi.

“Isso não é somente um ataque terrorista — é uma guerra, iniciada por organizações terroristas que recebem ordens do regime terrorista do Irã”, afirmou Zehavi, CEO da Alma Research and Education Center, em entrevista a Oeste. “O Irã está por trás desses ataques.”

COMPARTILHAR