AGU quer que Derrite delete post que tem foto de Lula em drogas

Imagens foram compartilhadas nesta quarta-feira

A Advocacia-Geral da União (AGU) decidiu encaminhar, ainda nesta quinta-feira (14), uma notificação extrajudicial à Secretaria de Segurança Pública (SSP) da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos). O objetivo foi pedir a remoção imediata de um post do secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, que mostra a apreensão de drogas que estavam embaladas com adesivos do esquerdista Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a frase “Faz o L”. As informações são do Metrópoles.

“A notificação ressalta o caráter político das postagens, que veiculam fotos de tabletes da droga com adesivos do presidente, e adverte que, em caso de não cumprimento do pedido, a AGU adotará as medidas judiciais cabíveis para reparar o ato e responsabilizar o agente público pela conduta”, diz a nota da AGU.

As imagens foram publicadas por Derrite na quarta-feira (13). Os entorpecentes exibidos na plataforma X (antigo Twitter) foram apreendidos pela Polícia Militar (PM), no interior do estado de São Paulo.

“Um casal foi preso em Euclides da Cunha Paulista trazendo grande quantidade de maconha de Ponta Porã (MS) a São Paulo. Policiais militares perceberam a atitude suspeita, deram ordem de parada e o casal tentou fugir, até atolar em uma estrada de terra e ser preso”, escreveu Derrite, na plataforma X (antigo Twitter).

A publicação irritou petistas como o deputado estadual Emídio de Souza (PT-SP), que protestou e pediu “compostura”.

Dallagnol faz post sobre drogas apreendidas com foto de Lula

Nesta sexta-feira (15), o ex-deputado e ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol (Podemos-PR) usou as redes sociais para divulgar imagens de uma apreensão de drogas que estavam embaladas com adesivos de Lula e a frase “Faz o L”. A publicação ocorreu após a Advocacia-Geral da União (AGU) ter pedido que o post original, do secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, fosse apagado.

“Como a tentativa de censura da AGU orwelliana de Lula funcionou e o post original foi apagado, seguem abaixo as fotos da apreensão de drogas com o selo “Faz o L”; não veja e não compartilhe”, escreveu Deltan.

COMPARTILHAR