Ministério da Saúde esclarece prioridade de Faustão por órgão

Pasta emitiu comunicado para coibir desinformações disseminadas nas redes sociais

Neste domingo (27), após o apresentador Fausto Silva ser submetido a uma cirurgia de transplante de coração, o Ministério da Saúde emitiu um comunicado oficial explicando a razão que levou Faustão a ter prioridade na fila de espera do órgão.

A pasta se viu obrigada a vir a público esclarecer o caso após surgir uma enxurrada de comentários, nas redes sociais, associando a agilidade com que o apresentador foi transplantado com sua condição financeira, além de enorme notoriedade.

A nota emitida pela pasta afirma que, além de Fausto, outras 11 pessoas passaram pelo mesmo procedimento cirúrgico, entre os dias 19 e 26 deste mês, sendo sete delas em São Paulo.

“Neste domingo, mais um paciente na capital paulista foi contemplado com um transplante cardíaco, neste caso, também priorizado na fila de espera em razão de seu estado muito grave de saúde – o apresentador Fausto Silva. Ele recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento, assim como os outros sete transplantados”, esclareceu.

O comunicado também ressaltou que a fila para transplantes de órgãos é única, não fazendo distinção entre pacientes do SUS e da rede privada, e que a ordem de chamada contempla critérios técnicos, como tipo sanguíneo, peso, altura e compatibilidade genética.

“Quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro, ou seja, a ordem de chegada, funciona como critério de desempate. Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica”.

COMPARTILHAR