Nesta terça-feira (25), o deputado Zeca Dirceu (PR), líder do PT na Câmara, acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado federal Zé Trovão (PL-SC) por um vídeo em que disparou críticas contra o petista Luiz Inácio Lula da Silva. A gravação foi feita em 21 de julho.
Na ocasião, Zé Trovão chamou Lula de “bandido, ladrão e descondenado” ao comentar um declaração feita pelo presidente sobre quem é preso por roubar “um pãozinho”.
“Seus tempos estão no fim, Lula, e nós vamos te arrancar dessa cadeira e vamos te devolver para a cela que você nunca deveria ter saído. Você tem que passar o resto da sua vida preso. Não só você. Você e todos que te acompanham porque bandido (…) Bandido bom é na cadeia ou é morto. Fica aqui o meu recado e meu repúdio a essa fala desse porco nojento”, apontou.
Zé Trovão acabou apagando o vídeo do Instagram, mas Zeca Dirceu enviou uma representação ao STF mesmo assim.
Para o líder petista, as falas representam “conduta de evidente violência e intolerância democrática” e “ grave ameaça contra a vida do presidente”.
Para o deputado, trata-se “de discurso e performance que além de incitar, incentiva e legitima sentimentos de ódio e ações violentas. Além de expressar um desejo do Representado pela morte do Presidente da República”.