Juscelino Filho recebe diárias fora dos dias de agenda, diz site

Reportagem expõe “farra” no uso das diárias que são pagas com dinheiro público

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que, recentemente, teve que explicar o uso de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para ir a um leilão de cavalos de raça, agora se vê envolvido em novos episódios suspeitos de uso de recursos públicos.

Segundo reportagem do Metrópoles, após cruzar levantamentos de gastos da União relacionados às viagens do ministro, foram encontradas inconsistências na prestação de contas e indícios de recebimento indevido de diárias.

O ministro costuma realizar muitos compromissos em seu estado de origem, no Maranhão. Esses eventos são, frequentemente, marcados para ocorrer às sextas ou segundas-feiras; assim, ele pode prolongar suas viagens oficiais, aproveitando para permanecer no local durante o fim de semana, recebendo diárias extras por dias que, segundo sua própria agenda oficial, não são integralmente dedicados a compromissos oficiais.

Além disso, os dados mostram que em viagens internacionais, Juscelino Filho também faz a chamada “esticadinha”. Durante viagens ao exterior, a reportagem encontrou registros questionáveis, como a emissão de bilhetes em nome de Juscelino enquanto ele estava na China e, ao mesmo tempo, em voos comerciais partindo de Brasília e pousando em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Mesmo alegando participação em eventos como o National Association Broadcasters Show (Nab Show 2023), em Las Vegas, apenas no dia 17 de abril, Juscelino teria recebido diárias e passagens referentes a um período mais longo, entre 11 e 20 de abril.

A omissão de atividades financiadas com recursos públicos em sua agenda também foi ressaltada pela reportagem, o que pode dificultar a fiscalização por parte dos órgãos de controle. Diante dessas evidências, a assessoria do ministro foi procurada para esclarecimentos, e alguns campos vazios na agenda do ministro começaram a ser preenchidos após o contato da reportagem.

COMPARTILHAR