Ritual é tradição há mais de 200 anos em cidade no México
O prefeito da cidade de San Pedro Huamelula, no México, casou-se com um jacaré fêmea vestido de noiva para cumprir um rito tradicional da comunidade. O costume existe há 230 anos e tem como objetivo pedir prosperidade e boas colheitas para a região.
Víctor Hugo Sosa celebrou o casamento com o jacaré fêmea que é chamado de Alicia Adriana, mais conhecido como Princesa. Antes da cerimônia, o animal participou de uma festa com moradores da cidade, em que eles dançam com o réptil nos braços. Na ocasião, Alicia estava vestido com uma saia verde com lantejoulas.
Em seguida, Princesa foi levado ao palácio municipal para unir-se ao prefeito, vestindo um traje branco de noiva com adornos prateados. Nas duas festas, o jacaré ficou com a boca amarrada para evitar acidentes.
“Aceito a responsabilidade porque nos amamos, isso é o que importa, não pode haver casamento se eles não se amam. Nós nos amamos e concordo em me casar com a Princesa”, declarou Sosa no evento.
Segundo informações do portal The Telegraph, a tradição teve início como uma forma de celebrar a união entre duas etnias da região que eram rivais: os Huaves e os Chontales. Os dois grupos se uniram por meio do casamento do rei Chontal e da princesa Huave. Atualmente, essas duas figuras são representadas pelo prefeito e pelo jacaré fêmea no ritual da cidade.
“Por causa do casamento que estamos tendo hoje, estamos muito felizes porque estamos celebrando a união de duas culturas, as pessoas estão felizes”, disse Sosa à AFP.
Após a celebração, Princesa é levada até um lago conforme as características de seu habitat natural e aguarda o casamento a ser realizado novamente, no ano seguinte.