O presidente tem feito menos publicações e recebido menos curtidas e comentários
As interações nas redes sociais do Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tiveram uma queda brusca nos primeiros seis meses de governo. É isso que diz o um levantamento feito pela empresa de análise de dados Bites a pedido do site Poder360.
Entre os meses de julho a dezembro do ano passado, o atual presidente teve 380,1 milhões de interações. No semestre finalizado em junho, foram 166,3 milhões. A queda foi de 56%.
Comparado ao semestre anterior, o petista não apenas tem recebido menos curtidas e comentários no Twitter, Facebook e Instagram, como também tem feito menos publicações.
No segundo semestre de 2022, Lula publicou 5.222 postagens. Nos primeiros seis meses desse ano, apenas 3.525 publicações. Nos últimos seis meses, o presidente teve 36% menos de interações nas principais redes sociais por post.
A Bites fez o comparativo com os seis primeiros meses do governo de Jair Bolsonaro, e, ao contrário do petista, o ex-presidente teve alta em todos os itens avaliados entre janeiro e junho de 2019, comparados com julho e dezembro de 2018. Bolsonaro teve 8% a mais de publicações feitas nas redes sociais, 23% a mais de interações e 14% a mais de interações por postagem.
Na visão de Manoel Fernandes, diretor da Bites, a diferença está no perfil dos seguidores. Bolsonaro tem uma militância digital, enquanto que os apoiadores de Lula ainda não vivenciaram uma transformação digital.