Senador protocola projeto de lei para anistiar Jair Bolsonaro

Ciro Nogueira pede alteração em uma lei sobre o assunto para beneficiar candidatos à Presidência

Após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de tornar o Jair Bolsonaro inelegível por oito anos, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) apresentou, nesta sexta-feira (30), um projeto de lei que visa anistiar o ex-presidente.

Para isso, o parlamentar sugere uma alteração na lei 8.985, que versa sobre anistia aos candidatos às eleições que foram processados ou condenados com base na legislação eleitoral.

Nogueira pede que a redação da referida lei inclua os candidatos a presidente e vice-presidente da República, indicando o caso específico de ficar inelegível “pela prática de ilícitos previstos na legislação eleitoral em vigor, restabelecendo-se os respectivos direitos políticos”.

Na justificativa, o senador escreve que “existe uma inclinação irresistível à criminalização da política e dos políticos em todas as suas instâncias e esferas” que busca “expurgar do pleito os candidatos que sejam ou tenham sido, em algum momento da vida pública, detentores de cargos públicos, como se apenas desse dado se pudesse inferir o abuso ou do poder econômico ou do poder político”.

Deputado cria projeto de lei para anistiar Bolsonaro: “Querem calar o maior líder da direita no Brasil”

O deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) fez um projeto de lei (PL) para anistiar o ex-presidente Jair Bolsonaro.

“O projeto vai anistiar os casos que configurem ilícitos eleitorais, como o julgamento de Bolsonaro”, disse Sanderson. “Nem crime eleitoral ele cometeu, seria apenas um crime de menor potencial ofensivo. Sem relevância penal alguma, querem calar o maior líder da direita no Brasil.”

COMPARTILHAR