O deputado federal André Janones (Avante-MG) voltou a declarar que o “bolsonarismo” deve ser tipificado como crime no país. O parlamentar reiterou seu projeto ao comentar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Apoiador do Lula (PT), Janones comparou o movimento político “bolsonarismo” com o nazismo.
“(…) Depois [de Bolsonaro ser declarado inelegível], vamos aprovar o meu PL que criminaliza o bolsonarismo no Brasil, em modo semelhante ao que a Alemanha fez com o nazismo após a Segunda Guerra Mundial. E depois é orar e torcer pelo último ato, o gran finale, que será a condenação à pena máxima no Tribunal Penal Internacional. Eu creio!”, escreveu Janones em rede social, nesta quinta-feira (29), quando o julgamento ainda estava em curso.
O deputado mineiro falou pela primeira vez sobre o projeto de lei em abril deste ano, ao comentar sobre o caso do homem que assassinou quatro crianças em uma creche de Blumenau, Santa Catarina. Segundo ele, o criminoso se inspirou em Jair Bolsonaro.
“Já estou trabalhando em um PL para criminalizar o bolsonarismo no Brasil. Uma ideologia que estimula o ódio e o preconceito e que idolatra torturadores, não pode ser aceita em uma democracia! Se ninguém até aqui teve coragem pra enfrentar esse tema, eu tenho! Vamos pra cima”, disse, na ocasião.