Municípios estão concentrados nas regiões Centro-Oeste, Sul e Norte
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) venceu Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições do ano passado nas nove cidades brasileiras que registraram os maiores crescimentos populacionais entre 2010 e 2022. O número faz parte de um levantamento divulgado pelo jornal O Globo nesta quarta-feira (28).
O jornal realizou um cruzamento entre os dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta, e os números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o resultado do pleito do ano passado.
No grupo das nove cidades estão municípios das regiões Centro-Oeste, Sul e Norte. Em Senador Canedo, no estado de Goiás, que viu sua população aumentar 84,3% em 12 anos – o maior incremento populacional do país -, Bolsonaro venceu Lula por 54,94% a 45,06%.
Outro cidade cuja população aumentou mais de 80%, a paranaense Fazenda Rio Grande (82,3%), também deu vitória ao ex-presidente por 60,15% a 39,85% do petista. Em Sinop, no estado de Mato Grosso, onde o aumento de habitantes foi de 73,4%, o percentual de Bolsonaro foi o maior da lista, com 76,95%, contra 23,05% de Lula.
Os outros seis municípios do grupo foram os seguintes: Luís Eduardo Magalhães, na Bahia; Parauapebas, no Pará; Sorriso, em Mato Grosso; Camboriú e Palhoça, em Santa Catarina; e Maricá, no Rio de Janeiro. Em Camboriú e em Sorriso, Bolsonaro passou dos 70% de votação no segundo turno com, respectivamente, 72,54% e 74,34% da preferência ante Lula.