Deputada Tabata Amaral diz que está frustrada com governo Lula

Parlamentar expressou descontentamento com posturas adotadas pela gestão do petista

A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), integrante da base de apoio ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso, disse estar frustrada com os rumos adotados pela gestão do petista nos quase seis meses de mandato. As críticas foram feitas pela parlamentar em uma entrevista concedida ao jornal O Estado de São Paulo.

Entre os principais pontos de insatisfação citados pela congressista estão a decisão do governo do petista de pagar emendas do orçamento secreto a parlamentares e também a recepção dada por Lula ao ditador venezuelano Nicolás Maduro.

“É uma frustração [com os rumos adotados]. Quando eu pontuo que é um erro pagar orçamento secreto é porque eu levo a sério o combate à corrupção. Quando eu pontuo que é um erro elogiar a ditadura de Maduro, é porque eu acredito que a ditadura não pode ser recebida com honra, seja de direita ou esquerda”, disse.

Tabata ainda se manifestou de forma contrária a decisões do Congresso que receberam apoio do governo, como a inclusão, na Câmara, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no limite de gastos do arcabouço fiscal. No Senado, a medida acabou sendo removida, mas essa retirada ainda precisa ser aprovada na Câmara.

“Foi um grande erro da Câmara colocar o Fundeb dentro do limite de gastos (…). O governo entende que aprovar o arcabouço fiscal é extremamente necessário, disso eu compartilho. Mas eu acredito que a política é uma construção ampla, não se dá apenas em dar o sim ou não”, completou.

COMPARTILHAR