Parlamentares e associações médicas criticaram a postura de Macron
O presidente da França, Emmanuel Macron, protagonizou uma cena polêmica depois de um jogo de rúgbi no sábado 17. Reunido com o elenco do time do Toulouse, depois da conquista do título nacional, Macron foi filmado “virando” uma garrafa de cerveja no vestiário.
No vídeo, o presidente francês é incentivado a beber um gole da cerveja. Aos gritos do time, Macron tomou todo o conteúdo da garrafa em 17 segundos. Também é possível ver jogadores e membros da comissão técnica comemorando a atitude.
Essa não foi a primeira vez que o presidente francês foi visto em vestiários de times e equipes que representam a seleção nacional — como na final da Copa do Mundo do Catar. Entretanto, a imagem gerou polêmica e provocou debate sobre o tema.
A deputada do Partido Verde francês Sandrine Rousseau afirmou, em seu Twitter, que a cena retrata a “masculinidade tóxica na liderança política em uma imagem”.
O registro é mais um dos arranhões que a imagem de Emmanuel Macron vem enfrentando. O presidente francês sofreu com o desgaste promovido pela aprovação da reforma da Previdência do país. Durante vários dias, multidões foram às ruas para protestar contra a promulgação das novas regras sem a aprovação do Congresso francês.
Associações médicas também criticaram a postura de Macron. Para elas, o chefe do Executivo da França deveria dar “exemplo de comportamento saudável”, e não incentivar o abuso de álcool. Segundo uma nota do Ministério da Saúde em 2021, o consumo de álcool está ligado à morte de quase 49 mil pessoas por ano no país europeu.
Nem todos criticaram Macron
Apesar das críticas, há quem defenda a postura de Emmanuel Macron como simplesmente o cumprimento de um rito. Para o deputado governista Jean-René Cazeneuve, a atitude representa um “presidente compartilhando a alegria de 23 jogadores e participando de suas tradições”.