Uma equipe de astrônomos descobriu o segundo planeta com sóis gêmeos, assim como Tatooine, o planeta fictício de Luke Skywalker, da franquia Star Wars. A descoberta, liderada por cientistas da Universidade de Birmingham, foi publicada na revista Nature Astronomy, na segunda-feira 12.
A equipe detectou um sistema circumbinário multiplanetário. Ele foi batizado Bebop-1 (ou TOI-1338), onde fica o planeta Bebop-1c. Esses sistemas possuem planetas que orbitam em torno de duas estrelas no centro, em vez de apenas uma, como ocorre no Sistema Solar. Os planetas circumbinários orbitam em torno de ambas as estrelas ao mesmo tempo.
Como os pesquisadores descobriram o planeta similar ao de Star Wars
Em 2020, os pesquisadores encontraram um planeta circumbinário, chamado TOI-1338b, no sistema Bebop-1. Isso ocorreu por meio do telescópio espacial Transiting Exoplanet Survey Satellite (Tess), da Nasa. Esse astro foi notado porque passou diversas vezes na frente da mais brilhante das duas estrelas.
Os autores do novo estudo tentaram medir a massa de TOI-1338b, com instrumentos de última geração instalados em dois telescópios no Deserto de Atacama, no Chile. Mesmo que não tenham obtido sucesso, eles encontraram o Bebop-1c.
O planeta Bebop-1c tem um período orbital de 215 dias e uma massa 65 vezes maior que a da Terra. Apesar de sua massa permanecer desconhecida, a equipe estabeleceu limites que podem permitir calculá-la no futuro.