Petista tem dedicado boa parte de seu mandato à política externa
Há pelo menos duas viagens internacionais previstas para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas próximas semanas. De acordo com a equipe do petista, os próximos destinos serão França e Vaticano.
Nos dias 22 e 23 de junho acontecerá em Paris, capital francesa, a “Cúpula por um novo pacto financeiro mundial”, proposta pelo presidente francês, Emmanuel Macron.
Macron, claro, enquanto um grande admirador de Lula, já convidou o petista para o evento. De Paris, Lula deverá seguir para o Vaticano, onde terá um encontro com o papa Francisco.
Na última quarta-feira (31), o petista conversou por telefone com o pontífice. Ele teria convidado Francisco a visitar o Brasil, de acordo com o Palácio do Planalto.
Já o terceiro destino do petista está um pouco mais distante, previsto para acontecer entre 30 de novembro e 12 de dezembro. Trata-se da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 28, que será realizada na cidade de Dubai.
Lula usou as redes sociais para confirmar sua presença no evento.
A primeira-dama Janja da Silva, por sua vez, tem sido presença garantida na comitiva de Lula nas agendas internacionais. A socióloga já passou por Argentina, Egito, Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, China e Japão.
Essas viagens custaram aos cofres públicos R$ 24 milhões, é o que mostra uma reportagem da revista Veja com dados da Lei de Acesso à Informação (LAI), que converteu os gastos em dólares para reais.