Local era uma fachada para atuação da segunda maior facção do RJ
Em uma operação em Parada de Lucas, na Zona Norte do Rio de Janeiro, a Polícia Civil encontrou uma espécie de bunker, um abrigo subterrâneo, onde suspeitos de tráfico se escondiam. A ação, ocorrida nesta sexta-feira (19), foi contra a facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP).
De acordo com os investigadores, o local foi construído no terreno de uma ONG, que seria de fachada. Foram apreendidos 17 fuzis e uma arma calibre ponto 50, munições, granadas e drogas. Ao menos 17 traficantes foram presos na operação, sendo que dez deles estavam escondidos no bunker.
“Dez foram presos dentro do bunker. Eles estavam nos fundos da construção. Você entrava na ONG, passava por um ginásio. Um local de atividades típicas de ONG, e ao final tinha um corredor. Seguindo o corredor, virava à direita e atrás havia sido feito uma obra. Uma parede falsa dava acesso a um cômodo, onde estavam dez traficantes, com todo armamento”, disse o delegado Marcos Amim, titular da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE).
De acordo com a polícia, o plano dos integrantes da facção era invadir comunidades dominadas por traficantes rivais.
“A ação teve como um dos objetivos verificar informações de inteligência, com base em investigações da DRE, e evitar que criminosos, liderados pelo narcotraficante conhecido como Peixão, invadissem a comunidade da Zona Norte com atuação de facções rivais”, informou o delegado.
O Terceiro Comando Puro (TCP) é a segunda maior facção de tráfico de drogas do Rio. A área já dominada pelo grupo envolve as comunidades Cidade Alta, Vigário Geral, Parada de Lucas, Cinco Bocas e Pica-Pau.
Peixão é considerado foragido da Justiça, sendo alvo de dez mandados de prisões por crimes como tráfico de drogas, homicídio e ocultação de cadáver.