Felipe Neto critica Google por sugerir pesquisa que relaciona Lula a corrupção

Postagem do youtuber foi ‘corrigida’ por usuários do Twitter

O youtuber Felipe Neto considerou “inaceitável” que o algoritmo do Google tenha sugerido a pesquisa “Lula corrupção” quando ele digitou “Lula coroação”. Felipe compartilhou o print da pesquisa feita no Google, onde aparece a expressão “Lula corrupção”.

No post, no qual marcou Lula, Felipe admite se tratar de um “erro algorítmico”, mas o considera “inaceitável”. O youtuber também disse que foi alertado sobre o erro pelo deputado André Janones (Avante-MG), aliado de Lula que coordenou a campanha petista nas redes sociais.

“Olá, Lula. O André Janones me avisou no privado e tive que abrir o Google para acreditar. Se trata de um erro algorítmico, mas é inaceitável. ‘Coroação’ não é uma palavra errada ou de rara pesquisa”, escreveu o youtuber.

Ele aproveitou o post para defender o Projeto de Lei 2630/2022, que regula a internet e as redes sociais. “Google dará explicações? Corrigirá? Sem o PL, não são obrigados a nada.”

A votação do PL 2630 foi adiada porque o governo Lula não conseguiria os votos suficientes para aprová-lo. A oposição considera que as regras previstas no PL 2630 vão impor a censura a quem discordar do governo.

Postagem de Felipe Neto é corrigida e ironizada

A postagem de Felipe Neto foi questionada por seguidores e usuários do Twitter, que adicionaram um contexto — uma espécie de checagem da rede de Elon Musk —, explicando como funcionam os algoritmos.

“Não é assim que as recomendações algorítmicas funcionam. A equipe do Google não pode forçar o uso do termo aos usuários, mas se destaca o que os usuários mais procuravam e começavam com C ligado com a palavra inicial.”

Contexto do Twitter adicionado à mensagem de Felipe Neto | Foto: Reprodução/Twitter

Além da checagem, alguns usuários ironizaram o post do youtuber. Um deles foi o deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR). “Lula nunca foi coroado, Felipe Neto. Agora a outra coisa…”

Outra postagem irônica partiu da comentarista política Renata Barreto.

“Felipe Neto quer explicações do Google pelo algoritmo sugerindo “corrupção” no lugar de “coroação”. Sim, claro, porque Lula e corrupção não tem nada a ver… Esse tipo de cara quer controlar a internet. É fácil perceber o motivo.”

COMPARTILHAR