Humorista morre aos 89 anos após cirurgia no quadril

Intérprete de uma drag, Barry Humphries chegou a dizer que ser trans era uma “moda”

O comediante australiano Barry Humphries morreu neste sábado (22), aos 89 anos, em um hospital de Sydney, em consequência de complicações derivadas de uma recente cirurgia no quadril, segundo informou sua família.

Humphries, também conhecido por seus alter egos Dama Edna Everage e Sir Les Patterson, apareceu ao longo de sua carreira em mais de 20 filmes – incluindo um papel na trilogia O Hobbit e a dublagem do tubarão Bruce de Procurando Nemo – e foi autor de vários livros de humor.

Humphries criou Dama Edna na década de 1950, quando ainda morava na Austrália, como uma sátira às donas de casa do subúrbio, inspirado pela sua própria mãe.

Nascido na cidade australiana de Melbourne em 1934, sua primeira grande chance veio depois de se mudar para Londres em 1960, quando foi escalado para uma produção teatral, e alcançou fama mundial por meio de seus programas de televisão nas décadas de 1980 e 1990.

Barry Humphries descaracterizado Foto: JULIAN SMITH/EFE/EFEVISUAL

O comediante recebeu inúmeros prêmios ao longo de sua carreira, incluindo um Lifetime Achievement Award no British Comedy Award de 1999 e um Tony Award por seu show Dame Edna: The Royal Tour em 2000.

Seu alter ego, Dama Edna, chegou inclusive a conhecer e apertar a mão da rainha Elizabeth II, em 1977.

Entre outras condecorações, destaca-se a sua nomeação em 1982 como Oficial da Ordem da Austrália e em 2007 como Comandante da Excelentíssima Ordem do Império Britânico.

O Melbourne Comedy Festival nomeou seu principal prêmio entre 2000 e 2019 como “Barry Award” em homenagem ao comediante, embora seus comentários considerados polêmicos sobre transexualidade tenham resultado na mudança de nome dos prêmios. Em uma entrevista ao jornal Spectator, em 2018, Humphries disse que ser transgênero era uma “moda”.

O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, prestou homenagem nas redes sociais ao comediante que “nos divertiu através de uma galáxia de personagens”.

Fonte: EFE

COMPARTILHAR