Nova rival da OpenAI na área! Elon Musk terá startup de IA, chamada X.AI

Empresário está em negociação com investidores e engenheiros para construir o seu próprio modelo de linguagem

O bilionário Elon Musk vai se juntar à corrida dos sistemas de IA generativa abrindo uma nova startup de inteligência artificial. O plano é bater de frente com a OpenAI, a dona do ChatGPT, informa o Financial Times.

O chefão da Tesla e do Twitter registrou a X.AI e está agindo rapidamente para montar equipe de pesquisadores e engenheiros especializados na tecnologia, recrutando profissionais dos principais laboratórios de IA, incluindo o britânico DeepMind, relatou o The Information.

O que foi divulgado até aqui

Até agora, pelo menos seis engenheiros já embarcaram no projeto. O dono do Twitter é o único diretor listado na X.AI.

Jared Birchall, diretor do escritório familiar de Musk, é seu secretário. Musk também está em contato com investidores da SpaceX e da Tesla para aproveitar o “boom” da IA e conseguir mais dinheiro para a sua mais nova empreitada, disse outra fonte da publicação.

Para começar a tocar o novo projeto, o empresário já garantiu um estoque com milhares de processadores poderosos da Nvidia (GPUs). Os chips gráficos de ponta são essenciais para conseguir construir um modelo de linguagem poderoso do zero, como o GPT, que alimenta o chatbot da OpenAI.

A X.AI já liberou 100 milhões de ações para investidores.

Especialistas apontam que o novo empreendimento de IA não terá integração com outros negócios do empresário, embora ele possa usar o Twitter como fonte de dados para treinar o seu novo modelo de linguagem.

Contudo, recentemente, o Twitter mudou sua razão social para X Corp., e a X.AI pode ser claro indicativo de que, em breve, o super app do bilionário, o X, sairá do papel.

Vale recordar que Musk já fez parte do conselho da OpenAI e deixou a empresa após conflitos internos com a administração. Pouco depois, a organização até então não lucrativa virou startup e ganhou apoio bilionário da Microsoft.

Por enquanto, o executivo ainda não se manifestou oficialmente sobre o novo empreendimento.

Com informações de Financial Times e The Wall Street Journal

COMPARTILHAR