Revista Time ignora a era de corrupção do ex-presiduário Lula e põe petista na lista das ‘100 pessoas mais influentes’

Presidente é descrito como ‘apoiador do clima’

A Time incluiu o presidente Lula na lista das “100 pessoas mais influentes de 2023” da revista, na quinta-feira 13. A semanal norte-americana já havia publicado uma reportagem de capa sobre o petista, depois da eleição.

O autor do perfil do petista na Time é Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA. O democrata descreve Lula como “apoiador do clima”.

“Do combate à perda florestal à aceleração da transição para energia limpa no Brasil, a liderança do presidente Lula será fundamental nesta década decisiva para a ação climática”, escreveu Al Gore.

Gore, contudo, não mencionou o histórico de corrupção de Lula. O presidente foi condenado e preso por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Lula conseguiu sair da cadeia, depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) rever o cumprimento da pena após condenação em segunda instância.

Além disso, o petista obteve seus direitos políticos, em virtude de uma decisão do ministro Edson Fachin. O juiz do STF determinou a incompetência da vara de Curitiba. Portanto, todas as decisões proferidas ali se tornaram nulas.

Lula, agora, divide o ranking da publicação com outros presidentes de esquerda. Joe Biden (Estados Unidos) e Gustavo Petro (Colômbia) são exemplos. Petro teve o perfil escrito pelo presidente de extrema esquerda do Chile, Gabriel Boric.

Lula e Time

Todos os anos, a Time escolhe “100 personalidades de diversas áreas”. Em linhas gerais, são artistas, atletas, políticos, empresários e outros que se “destacaram”, ao longo do ano, de alguma maneira. Dessa forma, a revista publica um breve perfil dessas pessoas em seu site.

Além da lista com as 100 personalidades mais influentes do ano, a Time elege uma “personalidade do ano”. Entre as figuras que já estrearam uma capa da revista estão Adolf Hitler e Joseph Stalin.

Com base em um banco de dados na internet, uma lista com os nomes de pessoas que foram personalidades do ano circula nas redes sociais.

Com informações da Revista Oeste

COMPARTILHAR