A Time incluiu o presidente Lula na lista das “100 pessoas mais influentes de 2023” da revista, na quinta-feira 13. A semanal norte-americana já havia publicado uma reportagem de capa sobre o petista, depois da eleição.
O autor do perfil do petista na Time é Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA. O democrata descreve Lula como “apoiador do clima”.
“Do combate à perda florestal à aceleração da transição para energia limpa no Brasil, a liderança do presidente Lula será fundamental nesta década decisiva para a ação climática”, escreveu Al Gore.
Gore, contudo, não mencionou o histórico de corrupção de Lula. O presidente foi condenado e preso por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Lula conseguiu sair da cadeia, depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) rever o cumprimento da pena após condenação em segunda instância.
Além disso, o petista obteve seus direitos políticos, em virtude de uma decisão do ministro Edson Fachin. O juiz do STF determinou a incompetência da vara de Curitiba. Portanto, todas as decisões proferidas ali se tornaram nulas.
Lula, agora, divide o ranking da publicação com outros presidentes de esquerda. Joe Biden (Estados Unidos) e Gustavo Petro (Colômbia) são exemplos. Petro teve o perfil escrito pelo presidente de extrema esquerda do Chile, Gabriel Boric.
Lula e Time
Todos os anos, a Time escolhe “100 personalidades de diversas áreas”. Em linhas gerais, são artistas, atletas, políticos, empresários e outros que se “destacaram”, ao longo do ano, de alguma maneira. Dessa forma, a revista publica um breve perfil dessas pessoas em seu site.
Além da lista com as 100 personalidades mais influentes do ano, a Time elege uma “personalidade do ano”. Entre as figuras que já estrearam uma capa da revista estão Adolf Hitler e Joseph Stalin.
Com base em um banco de dados na internet, uma lista com os nomes de pessoas que foram personalidades do ano circula nas redes sociais.