O deputado cearense ainda atacou o ex-presidente Jair Bolsonaro
O líder do governo na Câmara, o deputado federal José Guimarães (PT-CE), comemorou os 100 dias de Lula na gestão do país, sendo irônico com jornalistas. Na ocasião, Guimarães convocou uma coletiva de imprensa e, antes que qualquer repórter falasse algo, ele perguntou se os jornalistas estavam “felizes com o dia de hoje”. Em seguida, o deputado cearense atacou ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Pelo menos vocês [jornalistas] não foram atendidos em cercadinho”, disse Guimarães. “Não vale comemorar pelo Dia do Jornalista? Pelo menos são tratados de forma civilizada e respeitosa. Não concordam? Estou falando do ponto de vista democrático, e não de opinião.”
Nesse momento, uma das jornalistas explicou que o silêncio dos colegas “diz muito”. “Tomei um susto quando cheguei e vi todos vocês assistindo a uma reunião ministerial em pé, acompanhando tudo, com direito até a filmar meu celular por trás”, continuou o líder do governo. “No sol e no cercadinho ninguém merece, não é?”
Durante seus quatro anos de governo, Bolsonaro recebia a imprensa e alguns apoiadores em um cercadinho, que ficava localizado no Palácio da Alvorada. Diferentemente do que disse Guimarães, em 17 de fevereiro, Lula restringiu a circulação de jornalistas no Alvorada.
Fotógrafos e cinegrafistas não puderam se posicionar à margem do espelho d’água, a 350 metros da residência oficial do presidente, de onde habitualmente registravam imagens da casa.
Os jornalistas tiveram de ficar em um local mais distante, perto da portaria, no antigo “cercadinho” em que o ex-presidente Jair Bolsonaro falava com apoiadores.