General Fernando José Sant’ana Soares e Silva assumiu o posto na semana passada
O General de Exército Valério Stumpf Trindade passou o cargo de Chefe do Estado-Maior do Exército (EME) para o General de Exército Fernando José Sant’ana Soares e Silva, em cerimônia realizada em Brasília.
O Comandante do Exército, General Tomás Miguel Ribeiro Paiva, bem como autoridades civis e militares, oficiais-generais das Forças Armadas, da ativa e da reserva, convidados e embaixadores de países estrangeiros estiveram na solenidade.
Em seu discurso de despedida do cargo, , o General Stumpf agradeceu a colaboração de todos que “contribuíram para a conclusão de sua missão e ressaltou a importância do EME na construção das capacidades necessárias para os desafios futuros do Brasil”.
“O EME é o órgão normativo e planejador que constrói as capacidades necessárias para os desafios futuros do Nosso Brasil”, disse. O General Soares, por sua vez, afirmou estar “honrado em assumir o posto e que trabalhará para cumprir a missão com dedicação e empenho”.
Nascido na capital do Rio de Janeiro em 23 de agosto de 1960, o general Soares ingressou no Exército Brasileiro em 3 de março de 1975, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas-SP.
Como Oficial-General, ele comandou a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada; Foi o Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste; 3º Subchefe do Estado-Maior do Exército, e Comandou a 1ª Região Militar.