Kia EV9: SUV elétrico futurista dispensa retrovisor e traz ‘grade digital’ (veja o vídeo)

No lugar dos retrovisores, o EV9 recebeu câmeras e telas laterais

A Kia revelou nesta quinta-feira (30) tudo sobre o novíssimo SUV elétrico EV9. O utilitário com três fileiras de assentos pode levar até sete pessoas e compartilha a mesma plataforma do EV6, que chega ao Brasil em 2024.

Com cara futurista e visual “quadradão”, o modelo chega com direito a versão com ar esportivo, a ‘GT-Line’. A principal diferença aqui é a nova “grade” frontal digital, que recebe um conjunto de LEDs integrados na carroceria.

Mais detalhes sobre o Kia EV9

Por dentro, um dos destaques é a tela generosa, que começa atrás do volante como painel de instrumentos e termina como central multimídia. O modelo também dispensa retrovisores. Ambos foram trocados pela Kia por câmeras e telas laterais.

Interior do novo Kia EV9. Imagem: Divulgação/Kia

Outro recurso interessante são os bancos giratórios na segunda fileira de assentos.
Em termos de tamanho, estamos falando de um utilitário parrudo, com 5,01 m de comprimento, 1,98 m de largura e 1,75 de altura e 3,10 m de distância entre-eixos.

Quando o assunto é motor e bateria, o comprador poderá escolher entre três opções:

Quem prioriza autonomia, pode escolher a versão de longo alcance (‘Long Range’), com bateria de 99,8 kWh e motor único de 203 cavalos instalado no eixo traseiro. A configuração, apesar de modesta em potência, compensa com 541 km de autonomia.

Já a versão padrão do EV9 traz uma bateria de 76,1 kWh e o mesmo motor traseiro, só que ajustado para render até 218 cavalos. O alcance ainda não foi revelado pela Kia.

No topo de linha, a marca vai oferecer tração integral, motor duplo e a mesma bateria do ‘Long Range’. Como resultado, a potência sobe para 383 cavalos. A autonomia da versão mais potente também não foi anunciada pela montadora.

Usando um carregador ultra rápido,a Kia promete que o carro recupera quase 240 km de autonomia em apenas 15 minutos. Imagem: Divulgação/Kia

Outra curiosidade é que o EV9 possui um sistema a bordo que permite ao carro servir basicamente como uma usina sobre rodas, alimentandos eletrônicos e eletrodomésticos.

Por fim, um conjunto de 15 radares e mais câmeras distribuídas pela carroceria funcionam como aliados para os sistemas de assistência de direção. O SUV elétrico consegue se manter na mesma faixa da pista sozinho e manter uma distância segura do veículo à frente sem nenhuma interferência do condutor, por exemplo.

Atualizações e loja virtual

O EV9 terá atualizações pela internet e acesso a uma loja virtual, a ‘Kia Connect Store’. Por lá, os proprietários vão encontrar desde aplicativos gratuitos até serviços e recursos pagos.

Um sistema remoto que permite ao motorista estacionar o carro usando uma espécia de joystick na chave, será vendido como opcional, bem como o modo “Boost”, que adiciona mais torque no motor.

Ainda não foi revelado se mais recursos serão vendidos por assinatura ou taxa única, uma estratégia que já virou moda no mundo automotivo.

Preço e lançamento do Kia EV9

Por enquanto, a marca ainda não revelou oficialmente os preços do SUV elétrico. Segundo reportado pelo portal Car and Driver, a versão mais básica será vendida na faixa dos US$ 57 mil, cerca de R$ 290 mil na cotação atual.

As vendas na Coreia do Sul começam no terceiro trimestre. Para China e EUA, as reservas começam no segundo semestre. Segundo as informações do Autoesporte, ainda não há previsão de lançamento do EV9 no Brasil.

Com informações do Autoesporte e Quatro Rodas

COMPARTILHAR