Fenômeno aconteceu a dois bilhões de anos-luz da Terra
Astrônomos da Nasa observaram uma explosão cósmica de raios gama, uma das mais fortes e brilhantes do universo, que ocorreu em 9 de outubro de 2022, a dois bilhões de anos-luz da Terra, e pode ser a mais brilhante já vista. A descoberta foi anunciada no portal da Nasa, na terça-feira 28.
Segundo os pesquisadores, a explosão provocou um pulso de intensa radiação que percorreu o Sistema Solar.
A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) comunicou que o evento, batizado de GRB 221009A, “cegou” a maioria dos instrumentos de raios gama no espaço. Dessa forma, os astrônomos não podiam medir a intensidade real da emissão.
Características da “explosão cósmica mais brilhante já vista”
De acordo com a ESA, uma análise de sete mil explosões de raios gama sugere que o evento GRB 221009A é pelo menos 70 vezes mais brilhante do que qualquer outro já visto. O fenômeno ocorre uma vez a cada dez mil anos.
Os pesquisadores acreditam que o GRB 221009A é resultado de uma estrela massiva em colapso sobre si mesma, para formar um buraco negro.
O objeto era tão brilhante provavelmente por estar muito próximo da Terra, se comparado a outras explosões conhecidas, além de o feixe de radiação eletromagnética estar apontado na direção do nosso planeta.