Gakiya: Fala de Lula sobre armação ofende a mim e ao MP

Promotor de Justiça de São Paulo reagiu após declaração do petista sobre PCC e Sergio Moro

Lincoln Gakiya, promotor de Justiça de São Paulo, se manifestou após o presidente Lula (PT) ter dito que a operação da Polícia Federal (PF) que desarticulou planos da facção criminosa PCC para atacar autoridades é uma “armação” do senador Sergio Moro (União Brasil-PR).

Segundo ele, a fala do petista ofende a ele e ao Ministério Público (MP). AS informações são do Estadão.

“A gente não serve ao governador, nem ao procurador-geral. As polícias também. Eu não posso entender, qualquer que seja o presidente, seja Bolsonaro ou Lula, utilizarem, às vezes, a ‘minha’ polícia. A polícia é do Estado. Isso me deixa muito constrangido quando se tenta usar a polícia para fins políticos […] Falar que a polícia inventou essa operação, está ofendendo a mim e ao Ministério Público”, reagiu.

O promotor expressou seu apoio ao projeto de Moro, que criminaliza o planejamento de atentados contra autoridades.

“Temos uma facção que começou dentro do sistema. Isso faz com que muitos crimes sejam ainda comandados das unidades prisionais. É preciso rever a Lei de Execuções Penais. Marcola [líder do PCC] já cumpre 340 anos. O que um novo processo pode acrescentar à situação dele? Nada. Temos uma organização que tem 100 indivíduos importantes entre 600 mil presos no país. O integrante de organização não deve ter benefício”.

COMPARTILHAR