Ex-ajudante de ordens de Bolsonaro assume novo cargo no Exército

Mauro Cid ocupará um lugar na direção do Comando de Operações Terrestres da Força

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), assumiu um novo cargo no Exército. As Forças Armadas o realocaram para um cargo na direção do Comando de Operações Terrestres do Exército (Coter).

Cid atuará na Chefia do Preparo da Força Terrestre e será responsável pelas instruções dadas aos militares. Uma de suas atribuições, por exemplo, é auxiliar no preparo para Garantias da Lei e da Ordem (GLOs).

No entanto, a função é administrativa e tem ligação com a burocracia do Coter. Se não fosse preterido pelo comandante do Exército, general Tomás Ribeiro Paiva, Cid seria responsável pelo comando da tropa no 1º Batalhão de Ações de Comandos, em Goiânia.

Ribeiro Paiva assumiu o comando do Exército depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitir o general Júlio César de Arruda. O antigo comandante estava na Força desde 28 de dezembro, antes da posse do petista.

Na época, o ministro da Defesa, José Múcio, afirmou que a demissão de Arruda ocorre em virtude de uma “fratura no nível de confiança” do Executivo em relação às Forças Armadas. “Evidentemente que, depois desses últimos episódios, como a questão dos acampamentos e a questão do dia 8 de janeiro, as relações no comando do Exército sofreram uma fratura no nível de confiança”, observou. “Achávamos que precisávamos estancar isso logo de início, até para que pudéssemos superar esse episódio.”

COMPARTILHAR