Rede Globo se torna cada vez menos relevante para o futebol; entenda

O canal perdeu sua exclusividade de transmissões, campeonatos estaduais, Brasileirão e até a Copa do Mundo deixou de ser a única opção para os amantes da “pelota”

Não dá para dizer que, a curto prazo, a hegemonia da família Marinho na televisão brasileira esteja sob risco. No entanto, a TV Globo vem perdendo sua relevância no futebol brasileiro.

A emissora carioca sempre foi referência em transmissões esportivas. Mas, nos últimos anos, com a chegada de dezenas de plataformas de streaming, a demanda de conteúdo desta linha disparou e a oferta de grandes campeonatos premium seguiu a mesma linha. Por estes e outros fatores, a TV Globo passou a perder a relevância no futebol e, consequentemente, teve prejuízos financeiros com a perda de exclusividade de transmissão.

A emissora da família Marinho tem passado por profundas mudanças nos últimos anos, com alterações nos vínculos empregatícios de seus funcionários, muitos dos quais acabaram dispensados.

Nos anos 80” a Rede Globo de televisão espalhou as transmissões futebolísticas por todo Brasil, com ênfase no Norte e nordeste, reproduzindo o campeonato Carioca, fazendo com que as quatro grandes equipes do Rio de Janeiro, (Flamengo / Fluminense / Vasco e Botafogo), tivessem notoriedade e massivas torcidas mesmo longe de casa.

O Flamengo foi o maior beneficiário com essas transmissões, pois, no início dos anos 80, o time comandado por Zico & Cia ganharam três campeonatos brasileiros em quatro anos (1980, 1981 e 1983), uma Taça Libertadores e um Mundial Interclubes em (1981), fazendo com que a equipe tornasse a maior torcida do Brasil.

O canal perdeu sua exclusividade de transmissões, campeonatos estaduais, Brasileirão e até a Copa do Mundo deixou de ser a única opção para os amantes da “pelota”.

Na última quinta-feira (16), o canal por assinatura TNT que detém o direito de transmissão de alguns jogos do campeonato Paulista bateu recorde de audiência, o jogo em questão foi o clássico que terminou empatado entre Corinthians x Palmeiras, disputado na “Neo Química Arena”, casa do Timão.

A Rede Globo, antes referência para os lares brasileiros, teve uma mudança radical em seu perfil de transmissões, seja jornalística, de variedades, novelas e abraçou o “Globalismo” como pauta ideológica em sua grade diária, o que não agrada uma ala conservadora do Brasil.

A emissora conhecida por exibir filmes e seriados, teve a melhor média de ibope ao bater 6,82 pontos de audiência, a maior dos últimos cinco anos do Paulistão. A marca superou até mesmo o jogo do Flamengo no Mundial de Clubes FIFA, transmitido pelo SporTV (Pertencente aos canais Globo).

A TNT bateu o segundo colocado em 500% de vantagem entre 21:30 e 23:29, os dados são aferidos pela empresa Kantar Ibope.

COMPARTILHAR