Deputado corre para impedir a absurda indicação de Dilma para comando do Banco do Brics

O deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) apresentou um projeto de lei (PL) na Câmara para tentar barrar que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) assuma a presidência do Banco do Brics. sem ter qualificação para o cargo.

“Essa mensagem que temos acompanhado, dando conta da retirada de alguém que tem mandato até 2025. Quando vimos a notícia dando conta que o qualificadíssimo [Marcos Troyjo] e técnico sairia, no início nós achávamos que era uma piada. Dentro do parlamento estamos atento para que isso não siga adiante, por que isso é um desastre para a imagem do Brasil mundo afora”, desabafou Sanderson.

O PL 578/2023 estabelece critérios básicos para que o indicado do presidente do Brasil tome posse de cargos em entidades nacionais e internacionais. Entre as condições, estaria a reputação ilibada, dez anos de experiência no setor privado e também o domínio notório do mercado em que vai atuar, similar ao que determina a Lei das Estatais.

Se Dilma – sem a devida qualificação para o cargo e condenada em processo de impeachment por pedaladas fiscais – chegar a assumir o cargo, será responsável por uma carteira financeira bilionária da instituição que integra Brasil, China, Rússia, Índia e África do Sul. Além disso, ganhará um salário mensal estimado em mais de R$ 290 mil.

O posto, no entanto, ainda está ocupado pelo diplomata Marcos Troyjo, que não deu sinais de que renunciará ao cargo. Não se pode permitir alguém tão desqualificado em um posto de tal magnitude!

COMPARTILHAR