Trata-se da primeira conferência a respeito do tema
A Unesco convidou o presidente Lula, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, e o youtuber Felipe Neto para um fórum sobre regulamentação de redes, entre 21 e 23 de fevereiro, em Paris.
Em diversas ocasiões, Lula apoiou a ideia. “Precisamos, em alguma medida, regulamentar a internet e as mídias sociais, para que elas sigam nos trilhos da civilidade e da ética”, disse o petista, em um evento recente no Espírito Santo. O presidente participará à distância, em videoconferência.
Conforme a assessoria de Barroso, o ministro vai explicar como “discursos de ódio” são disseminados nas redes sociais e de que maneiras supostos grupos terroristas procuram concretizar “golpes de Estado”, por meio da internet.
Já Felipe Neto foi chamado em virtude dos mais 44 milhões de seguidores que tem no YouTube, além de ter sido “vítima de fake news”, segundo a Unesco.
O evento será a primeira organização global da Unesco sobre regulamentação das redes sociais, reunindo mais de 1,5 mil representantes de governos e big techs, universidades, reguladores e pessoas da sociedade civil.
A Unesco afirmou que a internet é uma importante ferramenta para a comunicação e a disseminação do conhecimento. “No entanto, as plataformas de mídia social também estão espalhando desinformação, discurso de ódio e teorias da conspiração, que danificam o tecido de nossas sociedades, semeando desconfiança, exacerbando a polarização política, ajudando a semear o extremismo e minar as condições para a coexistência pacífica — em particular eleições livres e justas”, disse a Unesco.