O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) subiu à tribuna da Câmara dos Deputados para ler uma série de ações do governo Lula nestes primeiros dias de governo, se posicionando como oposição.
“Saiu uma notícia agora que o desgoverno Lula impõe sigilo às câmeras dos atos de vandalismo do dia 8 [de janeiro], mais uma vez, uma prova cabal de qual seria o motivo de tudo isso, né? Quem não deve não teme, não é mesmo, Lulinha?”, questionou o parlamentar.
Após alfinetar o presidente que passou a campanha eleitoral criticando Jair Bolsonaro por causa dos sigilos impostos, Nikolas abriu uma longa lista de ações do novo governo.
Entre elas, o desbloqueio de valores da Lei Rouanet que, entre os valores, estavam os R$ 5 milhões para um projeto da atriz Cláudia Raia. Ele citou ainda o fim das aulas de programação e robótica, a extinção da Secretaria de Alfabetização, a retirada de oito estatais do programa de privatização e outros.
Nikolas ainda mencionou dois escândalos envolvendo os ministros Daniela Carneiro, do Turismo, e Juscelino Filho, das Comunicações. Daniela é acusada de ter ligações com um miliciano do Rio de Janeiro e de ter usado R$ 1 milhão do fundo eleitoral com gráficas fantasmas. Já Juscelino usou verbas do orçamento secreto para beneficiar imóveis de sua família.