Ataque atingiu países como Itália, França, Finlândia, Canadá e EUA
A Agência Nacional de Segurança Cibernética da Itália (ACN) fez um alerta neste domingo, 5, sobre um ataque hacker a milhares de servidores de computador em todo o mundo. O órgão pede que todas as organizações tomem medidas para proteger seus sistemas.
O ataque cibernético teria usado um ransomware — um tipo de vírus que sequestra arquivos de computadores e servidores, enquanto os responsáveis pedem resgastes.
À Reuters o diretor-geral da ACN, Roberto Baldoni, disse que os ataques tentaram explorar a vulnerabilidade de softwares em grande escala.
Servidores de países como França, Finlândia, Canadá e Estados Unidos foram afetados. Dezenas de organizações italianas foram atingidas. Várias aplicaram protocolos rígidos de segurança para evitar bloqueios em seus sistemas.
Clientes de empresas italianas de telefonia relataram problemas na conexão com a internet durante o domingo, mas não foi confirmado se há envolvimento com o ataque hacker.
No começo do ano, um relatório do órgão de segurança cibernético da Itália apontou uma alta de 138% nos ataques hackers no país em 2022, na comparação com 2021. O motivo seria o apoio italiano à Ucrânia contra a Rússia.