Mourão promete agir contra decreto de Lula para CACs

Para o senador, novo governo iniciou criando “grande confusão”

O ex-vice-presidente e senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) disse pretender “obstaculizar” um decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que promove uma reestruturação da política de controle de armas. Por meio de um vídeo nas redes sociais, o general classificou a medida como “equívoco” e “grande confusão”.

– Novo governo já iniciou criando um grande equívoco, uma grande confusão. (…) Aqui no Senado, pretendo reunir com outros senadores no sentido de obstaculizar essa ação do governo federal – disse o agora senador.

Na prática, o texto assinado por Lula proíbe, por exemplo, que os caçadores, colecionadores e atiradores esportivos (CACs) transportem armas com munição dentro, além de outras medidas.

Mourão, por sua vez, defende que a decisão do governo vai contra o estatuto do desarmamento de 2013, que “deixa muito claro que a responsabilidade pelo registro e acompanhamento do armamento e equipamento pertencente as senhoras e senhores (CACs) pertence ao comando do Exército, e para isso existe o Sigma”.

– Um decreto não pode passar por cima de uma lei. Aqui no Senado, pretendo reunir com outros senadores no sentido de obstaculizar essa ação do governo federal – afirmou o ex-vice-presidente.

Fonte: Pleno News

COMPARTILHAR