Luciana Santos também criticou a política de juros do Banco Central
Circula nas redes sociais vídeos da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participando, nesta quinta-feira (2), da Bienal de Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE), realizado no Rio de Janeiro.
Durante sua fala, Santos fez questão de destacar que deputadas de outros países estavam participando do evento, entre elas uma aliada do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro.
“Quero saudar as deputadas que se fazem aqui presente, uma do Partido Comunista do Chile e a outra do Partido Socialista da Venezuela, da ampla coligação que dá sustentação a Maduro”, apresentou a ministra, que também é presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).
Em seu discurso, Luciana Santos defendeu a autonomia brasileira e a soberania nacional por meio da Ciência e Tecnologia. Ela também prometeu que os valores das bolsas de estudos nessas áreas serão reajustados ainda no primeiro semestre.
A ministra de Lula também fez uma fala polêmica sobre a economia do país, sugerindo abaixar os juros.
“É preciso ter uma política de juros à altura dos desafios nacionais. O Banco Central tem que baixar a taxa Selic, e nós vamos ter que garantir isso nas ruas. Baixar juros para retomar o crescimento do país”, defendeu.
A posição de Lula de não dar autonomia ao Banco Central (BC) em relação aos juros gera ainda mais desconforto no mercado já bastante apreensivo com o novo governo. O presidente chegou a dizer nesta quinta que a independência do BC é “bobagem”.